Close-Up estreia Vizinhos de Pedro Neves

Na noite de 21 de Outubro, dentro do episódio 7, o CLOSE-UP estreará o mais recente filme de Pedro Neves, Vizinhos, produzido pelo Teatro da Didascália e pela Red Desert. O quotidiano das Lameiras, do lugar e da sua comunidade, numa sessão que contará com a presença do realizador e de alguns participantes do filme. A projecção de Vizinhos no Grande Auditório da Casa das Artes precederá a exibição da cópia digital restaurada de Gato Preto Gato Branco de Emir Kusturica.

Nota de Intenções
Em 2021 realizámos no Edifício das Lameiras uma Oficina de criação no âmbito da 7ª edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous. Da avaliação da iniciativa e da troca de impressões junto das técnicas de ação social da Associação de Moradores das Lameiras que nos acolheram e acompanharam, identificámos a expetativa de um público sénior para um projeto que desse voz às suas memórias. Surgiu então esta ideia de conhecer melhor os Vizinhos e desde logo tivemos a Associação de Moradores das Lameiras como nossa parceira para um programa de proximidade que inclui a realização de um filme e a programação de um espetáculo no Edifício das Lameiras (levando aos vizinhos o nosso pezinho de salsa).
Para o filme documento que nos desse a conhecer o Edifício e as pessoas que ali moram, convidámos o realizador Pedro Neves que também trabalhou connosco num outro projeto com comunidade que implementámos em S. João da Madeira. Sensível no trato com as pessoas e com as suas histórias, experiente e dotado de um olhar particular sobre o papel da verdade e da ficção no documentário enquanto género da criação cinematográfica. O Pedro Neves agarrou esta proposta interessando-se pela perspetiva de dar a conhecer o Edifício pela sua componente humana em vez de um relato linear da história da sua construção que remonta a 1978 . É com a Red Desert Films que o filme VIZINHOS se concretiza.
A estreia do documentário no âmbito do 7º episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão, reforça o propósito de se criarem laços de vizinhança (tão fortes como os familiares) destes moradores com o Festival na Casa das Artes ali ao lado.
O espetáculo que programamos para espaço interior do edificado, “C'est pas là, c'est par là” da Cie Galmae, propõe a participação da assistência (moradores e não moradores), ativando a proximidade e a colaboração entre as pessoas nos lugares que habitam coletivamente (seja no bairro, seja no mundo).

Sinopse: Entre recém chegados e moradores de sempre, procuramos saber como se vive porta com porta num local onde todos se conhecem e foram moldando a sua própria existência com o edifício. As Lameiras é um lugar onde todos gostam de morar. Ou não é bem assim?

Realização e Fotografia: Pedro Neves
Montagem: Carlos Morais
Fotografia adicional e imagens aéreas: João Calheiros
Direcção de produção: Vera Santos
Misturas de som: Maurício D’Orey
Pós-produção: Red Desert
Produção: Teatro da Didascália, Red Desert
Parceiros: Associação de Moradores das Lameiras e CLOSE-UP – Observatório de Cinema / Casa das Artes de Famalicão
Ano: 2022
Duração: aprox. 25’

Pedro Neves
Nasceu em Leiria em 1977. É documentarista e produtor de cinema, nomeadamente na área do cinema documental. Estudou no Porto, onde concluiu uma pós-graduação e um mestrado em Cultura e Comunicação, variante Documentário, com uma dissertação sobre o documentário dos anos da Revolução de Abril. Em 2007 frequentou um curso de realização de documentários na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San António de los Baños, Cuba. Em 2008 fundou a produtora Red Desert Films.
Venceu vários prémios com os filmes que realizou e produziu. Foram exibidos na RTP, Canal Plus France, canal Plus Afrique ou TVCine e entraram na competição em mais de 40 festivais nacionais e internacionais, como Clermont-Ferrand, Guadalajara, Doclisboa, Documenta Madrid, Festival de Sevilha, Curtas Vila do Conde, Festival de Curtas de São Paulo, Porto Post Doc, Festival de Salónica, CPH:DOX, entre outros.

Anterior | Próximo