Observatório de cinema - Casa das Artes de Vila nova de Famalicão

Noticias blog-up

blog_post_12

09/10/2017 Noites de abertura e encerramento O Close-up apresenta neste 2.º episódio duas noites especiais, na abertura e no encerramento do programa. Na noite do dia 14 de Outubro, estreamos o filme-concerto O Homem da Câmara de Filmar pelos Sensible Soccers que dialogarão com um dos objectos mais vanguardistas do cinema russo do fim dos anos 20, pelo cineasta Dziga Vertov. Ainda nesta noite, teremos a mais recente aventura em 3D do nosso homem da câmara de filmar, Edgar Pêra, com O Espectador Espantado. A noite de fecho do programa, a 21 de Outubro, estreia da apresentação do diálogo dos Dead Combo com três curtas-metragens de Reinaldo Ferreira. A noite estica-se no café-concerto com a projecção de um filme-concerto incontornável, Stop Making Sense: a energia e a dimensão festiva dos Talking Heads de David Byrne em 1983.

blog_post_11

25/09/2017 2.º episódio: A Viagem A Viagem é nesta segunda edição do Observatório o mote organizativo transversal às diferentes secções temáticas. A Viagem que nos atravessa através do Cinema. A Viagem que atravessamos através do desconhecido e do espanto. Através dos percursos que traçamos na terra e dos rastos que nos deixam e deixamos.

blog_post_10

27/04/2017 Episódio 1.3 12 e 13 de Maio. A terceira e última réplica do primeiro episódio do Close-up apresenta o monumento SHOAH, peça fundamental da secção Noite e Nevoeiro: 70 Anos de Imagens do Holocausto. Haverá uma introdução ao filme por José Marmeleira.

blog_post_9

08/03/2017 Episódio 1.2 28 de Março e 1 de Abril. Esta 2.ª réplica arranca com sessões para escolas e com o gigante TATI e o seu Monsieur Hulot: Há Festa na Aldeia, para alunos do 1.º ciclo, e O Meu Tio, para o 2.º e 3.º ciclos.

blog_post_8

29/12/2016 Episódio 1.1 Nos dias 13 e 14 de Janeiro dispõe-se a primeira réplica do Observatório de Cinema, que pretendemos intervaladas de dois meses, incluindo a realização de duas sessões para escolas, com uma extensão do Cinanima (na sua 40.ª edição).

blog_post_5

28/10/2016 Cinco para Kiarostami Filme homenagem a exibir em estreia no Close-up a 27 de outubro às 21h45. Usando como influência o cinema de Abbas Kiarostami, cuja obra influenciou toda uma geração e ajudou a diminuir a ponte entre o cinema de autor e o espectador, delineamos a produção de um pequeno filme que corporizasse o legado deixado pelo cineasta no nosso meio.

blog_post_4

18/10/2016 O protagonista do filme GESTO António Coelho, o protagonista do filme GESTO, e que por estes dias estuda cinema (como ambicionava no filme), estará presente na projecção para escolas, no dia 28 de Outubro, às 10h00, no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão.

blog_post_1

30/09/2016 A instalação Foi inaugurada no passado sábado, dia 1 de Outubro, fica no foyer da Casa das Artes até 31 de Outubro. CHANT portraits 60 minutos para um retrato em movimento. Três rostos, um longo tempo de exposição, um espaço saturado de imagem-tempo. No início é apenas frontalidade, a extensão do olhar num longo tempo de exposição, entre o tempo de uma canção e o tempo de um retrato.

Parceiros
Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco
Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Agrupamento de Escolas D. Maria II
Agrupamento de Escolas D. Sancho I
Cineclube de Joane
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Instituto do Cinema e do Audiovisual
Os Filhos de Lumière / CinEd
Plano Nacional de Cinema
Organização
Contactos