Observatório de cinema - Casa das Artes de Vila nova de Famalicão

Blog

Últimas notícias
blog_post_19

09/04/2019 Episódio 3.3 Nesta terceira e última réplica do terceiro episódio, com o quarto episódio no horizonte de Outubro, promovemos o cruzamento e encontro de vários públicos...

blog_post_18

14/02/2019 Episódio 3.2 O mais recente filme de João Salaviza e Renée Nader Messora é o destaque desta segunda réplica, que continua a apresentar produção da América Latina (em destaque em Outubro passado) e a dialogar com escolas, com programação do 1.º ciclo ao ensino secundário.

blog_post_17

06/12/2018 Episódio 3.1 De 13 a 20 de Outubro, em vários espaços da Casa das Artes, projectou-se o terceiro episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão, com 40 sessões comentadas, sob o mote do Lugar, cruzando cinema contemporâneo com trilhos pela história do Cinema. Nos dias 19 e 22 de Janeiro, apresentamos a primeira réplica deste episódio, com quatro sessões, com propostas para as escolas e para o público geral.

blog_post_16

26/09/2018 3.º episódio: O Lugar O Close-up fundou-se na Memória, razão primordial do Cinema, com apadrinhamento de Abbas Kiarostami. O segundo episódio fez-se da ampla Viagem que nos trouxe ao Lugar, como se o olhar projetado naquela estrada fílmica do cartaz da edição anterior adivinhasse no horizonte o mote desta edição do Observatório de Cinema: o lugar como respiração, com todos os ritmos, quebras e tensões que acompanham a circularidade espácio-temporal.

blog_post_15

13/04/2018 Episódio 2.3 O Close-up tem a ambição de construir um diálogo com a comunidade, que promova o encontro entre gerações: a fechar este episódio, exibiremos a animação A IDADE DA PEDRA. Na secção Fantasia Lusitana, dedicada à produção portuguesa, CORRESPONDÊNCIAS, um diálogo fulgurante de imagens, e COLO, uma reflexão actual sobre as dinâmicas familiares e as convulsões sociais.

blog_post_14

08/02/2018 Episódio 2.2 De 14 a 21 de Outubro, em vários espaços da Casa das Artes, projectou-se o segundo episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, com 40 sessões comentadas de cinema contemporâneo e com trilhos pela história do Cinema. Nos dias 6 e 10 de Março, apresentamos a segunda réplica deste episódio, com cinco sessões, com propostas para as escolas e para o público geral.

blog_post_13

01/01/2018 Episódio 2.1 De 14 a 21 de Outubro, em vários espaços da Casa das Artes, projectou-se o segundo episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, com 40 sessões de cinema contemporâneo. Nos dias 26 e 27 de Janeiro, apresentamos a primeira réplica do segundo episódio, com o mote da viagem a organizar um conjunto de cinco sessões.

blog_post_12

09/10/2017 Noites de abertura e encerramento O Close-up apresenta neste 2.º episódio duas noites especiais, na abertura e no encerramento do programa. Na noite do dia 14 de Outubro, estreamos o filme-concerto O Homem da Câmara de Filmar pelos Sensible Soccers que dialogarão com um dos objectos mais vanguardistas do cinema russo do fim dos anos 20, pelo cineasta Dziga Vertov. Ainda nesta noite, teremos a mais recente aventura em 3D do nosso homem da câmara de filmar, Edgar Pêra, com O Espectador Espantado. A noite de fecho do programa, a 21 de Outubro, estreia da apresentação do diálogo dos Dead Combo com três curtas-metragens de Reinaldo Ferreira. A noite estica-se no café-concerto com a projecção de um filme-concerto incontornável, Stop Making Sense: a energia e a dimensão festiva dos Talking Heads de David Byrne em 1983.

blog_post_11

25/09/2017 2.º episódio: A Viagem A Viagem é nesta segunda edição do Observatório o mote organizativo transversal às diferentes secções temáticas. A Viagem que nos atravessa através do Cinema. A Viagem que atravessamos através do desconhecido e do espanto. Através dos percursos que traçamos na terra e dos rastos que nos deixam e deixamos.

blog_post_10

27/04/2017 Episódio 1.3 12 e 13 de Maio. A terceira e última réplica do primeiro episódio do Close-up apresenta o monumento SHOAH, peça fundamental da secção Noite e Nevoeiro: 70 Anos de Imagens do Holocausto. Haverá uma introdução ao filme por José Marmeleira.