Histórias do Cinema

David Lynch: A Estrada Não Tem Fim

Através do empilhamento de enigmas, que conduzem grande parte dos espectadores à procura de explicações da trama e das direções das estradas, David Lynch forçou o despontar de um outro espectador, disponível para deambular pela sala de espelhos, para um jogo irónico e denso, mas que seria recompensado com um conjunto amplo de significados e significações, de leituras tão provocantes quanto cristalinas, recorrendo a uma gramática sofisticada: oscilações de ritmo, divagações da narrativa, ausência de realismo nos diálogos e explosões inusitadas de violência.

Esta rectrospectiva do trabalho de David Lynch inclui, nesta semana de Outubro, a exibição de seis dos seus filmes, produzidos entre o final dos anos 1970, com a estreia em Eraserhead, e o fim dos anos 1990, com Uma História Simples. Esta secção será enriquecida por uma exposição dedicada à obra do cineasta, que se estenderá até ao final de 2025 no foyer da Casa das Artes, e pela presença de Dean Hurley, músico e colaborador frequente de Lynch, que se apresentará ao vivo no espectáculo Through This World, além de ministrar uma masterclasse sobre o seu trabalho e a parceria com o cineasta. Numa das réplicas do CLOSE-UP, no início de 2026, serão exibidos os dois últimos filmes de Lynch: Mulholland Drive (2001) e Inland Empire (2006).

Vítor Ribeiro

Eraserhead - No Céu Tudo é Perfeito

de David Lynch

Dia 11-10 16h00 (PA)
Eraserhead (EUA, ficção, 1977, 85 min) M/16

É o ponto de partida para uma das obras mais singulares do cinema contemporâneo, primeira longa-metragem de David Lynch e um dos filmes de culto dos seus seguidores. Produzida com o apoio do American Film Institute e de amigos do realizador, é a história fragmentada e alucinatória de Henry Spencer. Henry vive numa cidade industrial, num cenário apocalíptico e fantasmagórico. A sua namorada, Mary X, convida-o, um dia, para jantar em casa dos pais e aí Henry descobre que ela deu à luz uma criança mutante. E não nos esqueçamos da mulher que vive no radiador e canta "No Céu Tudo é Perfeito" (o título português do filme quando estreou em Portugal) e a sensual vizinha que vive do outro lado do corredor.

O Homem Elefante

de David Lynch

Dia 12-10 14h30 (PA)
Presença de António Roma Torres
The Elephant Man (EUA/Grã-Bretanha, ficção, 1980, 120 min) M/16

Esta é a história de um brilhante jovem cirurgião, que encontra num circo vitoriano um homem tão horrivelmente deformado que é condenado a uma vida de degradação como uma aberração. Trata-se de John Merrick, conhecido pelo público dos circos de todo o país como “O Homem Elefante”. Embora Merrick não possa ser curado, Treves (Anthony Hopkins) luta para o salvar da sua decadência e oferecer-lhe uma vida de dignidade e conforto. Entre muitas nomeações (oito das quais para os Óscares), o filme ganhou três BAFTA (os "óscares" britânicos), tendo ainda arrecadado o Grande Prémio do Festival de Avoriaz. Realizado por David Lynch, destaca-se a prestação assombrosa de John Hurt.

Veludo Azul

de David Lynch

Dia 13-10 21h30 (PA)
Presença de Nuno Fonseca
Blue Velvet (EUA, ficção, 1986, 120 min) M/16

O lado mais negro da vida numa pequena cidade norte-americana, por David Lynch. "Veludo Azul" é a obra mais aclamada deste cineasta. Trata-se da perda da inocência trazida pela mão do estudante Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) na suburbana cidade de Lumberton. Tudo começa quando Jeffrey encontra uma orelha humana num campo deserto. Pede ajuda a Sandy (Laura Dern), filha inocente de um polícia, para encontrar o corpo ao qual pertence. A chave do mistério é Dorothy Vallen (Isabella Rosselini), cantora num clube nocturno. O marido e filho foram raptados pelo demoníaco Frank Booth (Dennis Hopper), que atormenta sexualmente a cantora em troca da segurança da família. É um filme brutal que não evita a exposição dos mais variados tabus: sadismo, perversões, fetichismo, violência e abuso de drogas, que se balançam com a inocência dos dois jovens. David Lynch foi nomeado para o Óscar de melhor realizador em 1987.

Um Coração Selvagem

de David Lynch

Dia 15-10 22h30 (Teatro Narciso Ferreira)
Wild at Heart (EUA, ficção, 1990, 125 min) M/16

Sailor Ripley (Nicolas Cage), um fanático de Elvis Presley, de 23 anos, acabado de sair da prisão em liberdade condicional, e a sua dedicada namorada Lula (Laura Dem), de 20, entram pelo Sul profundo norte-americano numa fuga desesperada. Os dois tentam escapar principalmente da psicótica mãe de Lula, Marietta Pace Fortune (Diane Ladd, nomeada para o Óscar de melhor actriz secundária), que se recusa a ver a filha com o homem que anos antes a rejeitou. Mas no decorrer da viagem, os dois enamorados vão descobrindo que o mundo é um sítio perigoso..."Coração Selvagem" é a umahistória de amor imaginada por Lynch, que a descreveu como uma comédia violenta; um "road movie" em homenagem ao pioneiro do género, "O Feiticeiro de Oz". Vencedor da Palma de Ouro, em Cannes.

Estrada Perdida

de David Lynch

Dia 17-10 21h30 (PA)
Presença de José Alberto Pinheiro
Lost Highway (EUA, ficção, 1997, 135 min) M/18

Fred Madison (Bill Pullman), um saxofonista de jazz, é acusado de assassinar a sua mulher Renee (Patricia Arquette). No corredor da morte, transforma-se inexplicavelmente num jovem chamado Pete Dayton (Balthazar Getty). Quando Pete é libertado, os caminhos dele e de Fred começam a cruzar-se numa teia de intrigas surrealista e cheia de suspense, orquestrada por um misterioso gangster chamado Dick Laurent (Robert Loggia). David Lynch apresenta uma sucessão de interrogações, equívocos e enigmas, deixando o espectador suspenso, à espera de soluções que, ou não são óbvias, ou nem sequer existem.

Uma História Simples

de David Lynch

Dia 18-10 18h00 (PA)
Presença de Ana Cabral Martins
The Straight Story (EUA, ficção, 1999, 110 min) M/12

Retrato da viagem real de um homem através do coração da América. Filmado ao longo do percurso de 418 kilómetros que Alvin Straight percorreu em 1994, de Laurens, Iowa, a Mt. Zion, Wisconsin, Uma História Simples relata a odisseia paciente de Alvin e aqueles que ele encontra pelo caminho. Quando não conduz a 8 quilómetros por hora no seu John Deere de 66, Alvin encontra uma série de desconhecidos, desde um adolescente em fuga a um colega veterano da Segunda Guerra Mundial. Ao partilhar a sabedoria adquirida ao longo da sua vida com histórias simples, Alvin tem um impacto profundo nestas personagens que pintam a sua peregrinação. Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e inspirado numa história verídica, um drama inesperado na filmografia de David Lynch que, segundo as suas próprias palavras na altura da estreia (em 1999), foi também o seu filme "mais experimental".