8º episódio do Observatório de Cinema: 14 a 21 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão

Nos primeiros episódios do Close-up, titulou uma das secções do programa, para nesta edição ascender a mote orientador: Infância e Juventude, um período de transformações do humano, do desenvolvimento da identidade, da conquista da autonomia, mas também um lugar de revolta, que o cinema tantas vezes soube enquadrar e direcionar.

Na interceção de linguagens, destacamos as sessões de abertura e de encerramento, assim como a presença a meio do programa no Teatro Narciso Ferreira: a primeira noite terá como protagonistas os SÉTIMA LEGIÃO, na celebração dos seus 40 anos, mas também na apresentação em estreia da banda sonora para uma curta-metragem de António Campos; EAST ATLANTIC, um projeto exploratório que adiciona texturas sonoras às imagens oceânicas da viagem pelo Arquipélago dos Açores; a adaptação de A Sibila, de Agustina Bessa-Luís, assinada por Eduardo Brito, a estreia na longa-metragem de um realizador que que já esteve em foco no Observatório de Cinema.

As Paisagens Temáticas, projetadas na Infância e Juventude, terão duas figuras tutelares - Abbas Kiarostami e Maurice Pialat (que voltarão nas réplicas deste episódio), além de produção do presente, de várias latitudes: uma família da região da Calabria (Itália), liderada por uma adolescente, em A Chiara, na continuação do trabalho do cineasta Jonas Carpignano; a estreia na longa-metragem de Simão Cayatte, Vádio, estabelecido na juventude e no Alentejo; a chegada de Patti Smith, Poeta do Rock, a New York; a infância numa escola nas montanhas da Turquia, em Quando Neva na Anatólia; a parceria reiterada de Ti West com a actriz Mia Goth no Texas de terror da América dos anos 70, em X.

Em ano de celebração do centenário do cinema de animação português, o protagonismo da Fantasia Lusitana será entregue a REGINA PESSOA, uma das grandes figuras do cinema de animação contemporâneo. O programa incluirá a projeção das animações da cineasta, além de uma carta branca e uma masterclasse. JOHN CASSAVETES e GLAUBER ROCHA serão as vozes das Histórias do Cinema. A retrospetiva, com cópias digitais restauradas, coloca em diálogo os dois cineastas iconoclastas, representantes das Américas e de um fôlego, estético e político, que se mantém vivo e que testaremos nas sessões comentadas.

O Close-up projeta o seu futuro na relação com a comunidade escolar. Em sessões divididas pelos auditórios do Teatro Municipal e por visitas às escolas do nosso território, em diálogo com o restante programa, haverá ficção, animação, documentário, mas também oficinas e sessões comentadas. Numa nova e exploratória secção, as propostas de Yuri Ancarani e Jafar Panahi farão a pergunta Isto Não É Um Filme? Na órbita do cinema, o Café Kiarostami receberá livros e música. Também haverá um programa para Famílias, que junta a Elemental, a última aventura da Pixar, FILMUS 2, uma criação da ACERT, que estabelece a fusão do cinema e da televisão com a música e a interpretação, numa proposta para todas as idades.

Um programa vasto, de mais de 30 sessões em oito dias, mas que concede tempo ao diálogo, diálogo entre filmes, mas também diálogo propiciado por sessões comentadas, um sentido de debate a partir das múltiplas leituras e abordagens que decorrem da seleção de filmes, numa festa do cinema que ambiciona juntar comunidade, presente e memória.

Anterior | Próximo