Observatório de cinema - Casa das Artes de Vila nova de Famalicão

Sessões especiais

  • Satyajit Ray
  • APARAJITO – O INVENCÍVEL

  • 15 de outubro (21h30, GA)
  • Aparajito (Índia, ficção, 1956, 105 min) (legendado em inglês)
  • carta branca para José Manuel Costa
  • no imdb | página de Satyajit Ray

Após a morte do pai e de viver algum tempo em Benares, o jovem Apu, de dez anos, muda-se com a mãe para casa de um tio. Apu frequenta a escola local onde é um bom aluno, ao ponto de receber uma bolsa de estudo para ir estudar para Calcutá. Apu decide partir. A mãe fica angustiada com a sua partida e com a sua crescente indepência. Ela ama muito o filho e pretende o seu sucesso, mas não quer ficar sozinha. Segunda parte da Trilogia de Apu.

Minas Gerais. Século XIX. De volta à casa, depois de longa viagem conduzindo uma tropa de escravos, António (Adriano Carvalho) descobre que a mulher morreu em trabalho de parto. Sentindo-se sozinho e isolado em uma faza improdutiva, busca um novo casamento com Beatriz (Luana Nastas), uma menina muito jovem, que frustra seus planos de ter filhos. António volta às expedições negociando escravos e gado. Sozinha na imensa propriedade, Beatriz encontra nos escravos sua companhia. Uma traição implode a família em uma espiral de violência, que é o anúncio dos ventos da mudança. Vazante, é o primeiro voo a solo da premiada Daniela Thomas, que explora as vicissitudes das relações entre raças e géneros nas violentas margens do Brasil Colonial.

Esta é a história do encontro entre Lazzaro, um jovem camponês tão bondoso que é muitas vezes confundido com um tolo, e Tancredi, um jovem nobre amaldiçoado pela sua imaginação. A vida na isolada aldeia pastoral Inviolata é dominada pela terrível Marquesa Alfonsina de Luna, a rainha dos cigarros. Um elo de lealdade é selado quando Tancredi pede a Lazzaro para o ajudar a orquestrar o seu próprio rapto. Esta estranha e improvável aliança é uma revelação para Lazzaro. Uma amizade tão preciosa que irá viajar no tempo e levar Lazzaro até à cidade no encalço de Tancredi. Pela primeira vez na grande cidade, Lazzaro é como um fragmento do passado perdido no mundo moderno. Prémio de Melhor Argumento no Festival de Cannes.