Observatório de cinema - Casa das Artes de Vila nova de Famalicão

blog_post_4

O protagonista do filme GESTO

18/10/16

António Coelho, o protagonista do filme GESTO, e que por estes dias estuda cinema (como ambicionava no filme), estará presente na projecção para escolas, no dia 28 de Outubro, às 10h00, no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão.

O filme, rodado no Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (1), vocacionado para a integração de alunos surdos, tem suscitado o interesse da comunidade escolar do concelho de Vila Nova de Famalicão e fora dele, encontrando-se inscritas para assistir ao filme turmas do Colégio Paulo VI (Gondomar), do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Vila das Aves), além de uma turma de ensino especial da freguesia da Lagoa e outras turmas do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.

Estará presente uma intérprete de linguagem gestual.

(1) Foi neste colégio, que remonta ao reinado de D. João VI, que se desenvolveu a Língua Gestual Portuguesa, reconhecida na Constituição da República desde 1997. O colégio passou a estar integrado na Casa Pia de Lisboa em 1834, está atualmente instalado num edifício distinguido com o prémio Valmor e continua vocacionado para o ensino de crianças surdas, integrando igualmente alunos ouvintes.


Para escolas, além da sessão referida, o Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, apresentará os seguintes filmes comentados:

A FLOR DO EQUINÓCIO de Yasujiro Ozu, 27 de Outubro (10h00, GA)
Para alunos do audiovisual, apresentado por David Pinho Barros.

FILMINHOS + OFICINA DE ANIMAÇÃO27 de Outubro (15h00, PA)
Para alunos do 1.º ciclo.

A INFÂNCIA DE IVAN de Andrei Tarkovski, 28 de Outubro (15h00, GA)
Para alunos do audiovisual, apresentado por Elsa Mendes.

IN MEDIAS RES de Luciana Fina, 28 de Outubro (16h00, PA)
Para alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Lusíada (Famalicão e Porto), apresentado por Luciana Fina e Pedro Oliveira.

Parceiros
Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco
Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Agrupamento de Escolas D. Maria II
Agrupamento de Escolas D. Sancho I
Cineclube de Joane
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Instituto do Cinema e do Audiovisual
Os Filhos de Lumière / CinEd
Plano Nacional de Cinema
Organização
Contactos