Observatório de cinema - Casa das Artes de Vila nova de Famalicão

blog_post_1

A instalação

30/09/16

CHANT portraits  60 minutos para um retrato em movimento. Três rostos, um longo tempo de exposição, um espaço saturado de imagem-tempo. No início é apenas frontalidade, a extensão do olhar num longo tempo de exposição, entre o tempo de uma canção e o tempo de um retrato.

O tríptico CHANT portraits, de Luciana Fina, com Carla Bolito, Isabel Ruth e Vera Mantero, é a primeira instalação (2003) da série "Films Portraits", que temos agora a oportunidade de rever na Casa das Artes de Famalicão de 1 a 31 de Outubro.

Criação produzida pelo Festival Temps d'Images, o tríptico CHANT portraits foi apresentado pela primeira vez no Centro Cultural de Belém em 2003 e no Museu do Chiado em 2004.  Seguiram as exposições: Galeria Trem, Faro Capital da Cultura 2005; Solar Galeria de Arte Cinemática, Festival Circular, Vila do Conde, 2006; Lulea Summer Biennal, Lulea, Suécia 2007; O Espaço do Tempo, Convento da Saudação, Montemor-O-Novo, 2008; Matadero, Festival Escena Contemporanea, Madrid 2012.

A exposição, patente de 1 a 30 de Outubro, é integrada no programa Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão – 1.º episódio de 27 a 30 de Outubro.

No programa Close-up, será também apresentada uma sessão do documentário IN MEDIAS RES, sobre os textos e a obra do arquitecto Manuel Tainha, realizado por Luciana Fina em 2013, Prémio Melhor Filme Português do Arquiteturas Film Festival 2014.

In Medias Res – 28 de Outubro, 16h00 – Pequeno Auditório da Casa das Artes de Famalicão 
(sessão para a Faculdade de Arquitectura da Universidade Lusíada e para o público, comentada por Luciana Fina e Pedro Oliveira)

Organização: Município de Vila Nova de Famalicão / Casa das Artes


Parceiros
Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco
Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Agrupamento de Escolas D. Maria II
Agrupamento de Escolas D. Sancho I
Cineclube de Joane
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Instituto do Cinema e do Audiovisual
Os Filhos de Lumière / CinEd
Plano Nacional de Cinema
Organização
Contactos