Observatório de cinema - Casa das Artes de Vila nova de Famalicão

blog_post_12

Noites de abertura e encerramento

09/10/17

O Close-up apresenta neste 2.º episódio duas noites especiais, na abertura e no encerramento do programa.

Na noite do dia 14 de Outubro, estreamos o filme-concerto O Homem da Câmara de Filmar pelos Sensible Soccers. Reputados pelas vibrantes actuações ao vivo e com uma discografia onde se exploram melodias pop e estruturas electrónicas, os Sensible Soccers dialogarão com um dos objectos mais vanguardistas do cinema russo do fim dos anos 20, o apogeu da câmara-olho e da montagem protagonista, pelo cineasta Dziga Vertov.

Ainda nesta noite, teremos a mais recente aventura em 3D do nosso homem da câmara de filmar, Edgar Pêra, com O Espectador Espantado, sobre a condição do espectador de cinema, os medos, as crenças e o espanto.

A noite de fecho do programa, a 21 de Outubro, revela o acontecimento da estreia da apresentação do diálogo dos Dead Combo com três curtas-metragens de Reinaldo Ferreira, figura incontornável do panorama português do início do sec. XX, jornalista, realizador, criador de múltiplas ficções: o Repórter X. Tó Trips (que também assina o cartaz) e Pedro Gonçalves surgirão com músicos convidados, na bagagem uma discografia que entoa uma portugalidade contaminada pelas paisagens das Américas e dos westerns.

A noite de encerramento estica-se no café-concerto com a projecção de um filme-concerto incontornável, Stop Making Sense: a energia e a dimensão festiva dos Talking Heads de David Byrne em 1983, numa realização de Jonathan Demme.

Parceiros
Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco
Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Agrupamento de Escolas D. Maria II
Agrupamento de Escolas D. Sancho I
Cineclube de Joane
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Instituto do Cinema e do Audiovisual
Os Filhos de Lumière / CinEd
Plano Nacional de Cinema
Organização
Contactos