Observatório de cinema - Casa das Artes de Vila nova de Famalicão
blog_post_12

Noites de abertura e encerramento

09/10/17

O Close-up apresenta neste 2.º episódio duas noites especiais, na abertura e no encerramento do programa.

Na noite do dia 14 de Outubro, estreamos o filme-concerto O Homem da Câmara de Filmar pelos Sensible Soccers. Reputados pelas vibrantes actuações ao vivo e com uma discografia onde se exploram melodias pop e estruturas electrónicas, os Sensible Soccers dialogarão com um dos objectos mais vanguardistas do cinema russo do fim dos anos 20, o apogeu da câmara-olho e da montagem protagonista, pelo cineasta Dziga Vertov.

Ainda nesta noite, teremos a mais recente aventura em 3D do nosso homem da câmara de filmar, Edgar Pêra, com O Espectador Espantado, sobre a condição do espectador de cinema, os medos, as crenças e o espanto.

A noite de fecho do programa, a 21 de Outubro, revela o acontecimento da estreia da apresentação do diálogo dos Dead Combo com três curtas-metragens de Reinaldo Ferreira, figura incontornável do panorama português do início do sec. XX, jornalista, realizador, criador de múltiplas ficções: o Repórter X. Tó Trips (que também assina o cartaz) e Pedro Gonçalves surgirão com músicos convidados, na bagagem uma discografia que entoa uma portugalidade contaminada pelas paisagens das Américas e dos westerns.

A noite de encerramento estica-se no café-concerto com a projecção de um filme-concerto incontornável, Stop Making Sense: a energia e a dimensão festiva dos Talking Heads de David Byrne em 1983, numa realização de Jonathan Demme.